sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Heterónimos da vida

Acordei…
Sei que sonhei.
Mas não me lembrei
que não era preciso!

Desses sonhos esmorecidos,
não fica registo.
Seriam os mais loucos,
de um inconsciente submergido.
Subjado por poderes,
sem rostos,sem tempo definido.
Levitação num estado puro!
Sensação de um não ser.
Ou um ser em outros mundos…

Aparelhos invisíveis,
captariam as únicas verdades
que, dentro de nós, permaneceriam.
Ah! Puro discernimento,
no fundo bem guardado.

 À superfície assomem,
sob a forma consciente
as máscaras, múltiplas,
em espelhos reflectidas.

Não temos uma vida
mas vidas, a cada momento.
Heterónimos do pensamento.
Heterónimos, em cada vida!

4 comentários:

  1. Não sei se o que mais me comoveu foi a beleza doa versos (dos últimos poemas que escreveste, este é o meu preferido), se o reconhecimento do espaço e ver ali, sentado, alguém que transformou os dias insípidos da minha vida em brilho.

    "Não temos uma vida
    mas vidas, a cada momento.
    Heterónimos de pensamento.
    Heterónimos, em cada vida!"

    (Quantas vidas eu já tive!
    Quantas vezes já morri!)

    LINDO!
    Extraordinariamente lindo!
    bji, querida

    ResponderEliminar
  2. Estou na pausa de almoço do Encontro Nacional(Leituras: de Camões à Literatura Electrónica - ESE -8 e 9), confortavelmente sentada no carro e adiantando coisas (sei que tb apreciarias, mas altos valores se alevantam...):) :)
    Já tinha lido o teu comentário mas ontem não deu para responder...
    Obg por teres gostado, foi o que senti, logo tudo o que dissesse seria redundante...
    Depois do que escreveste, sinto-me tão bem ao ter escolhido esta ft (começo a acreditar no acaso!!!)...
    Tudo de bom, nestes dias...:) Bjuzzz

    ResponderEliminar
  3. :)

    Tb eu acredito no acaso...se acredito, minha querida!:)
    bji gde

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga, já vi que pensamos de um modo idêntico algumas coisas.
    Só a forma de as expressaer é que é diferente...
    E ainda bem.
    Mas o poema é EXCELENTE. Parabéns querida Céu.
    Beijos.

    ResponderEliminar