domingo, 13 de janeiro de 2013

Sigam-me! Talvez em itinerário...


Estão a ver? Uma nave central com semelhanças a naves espaciais de filmes ou séries de ficção científica, ou , descendo mais à terra, uma nave daquelas que estão coladas na retina, que se postam em lugares estapafúrdios para criar um centro de exposições?
Pois se já estão no meu imaginário, sigam-me até ao interior. Uma piscina coberta. Espaço de cheiros característicos. Não aquele que se infiltra quando um rio nos oferece em múltiplos frasquinhos de amostras os seus cheiros: o das rãs que coaxam, a erva sempre lavada, tapete verde e escorregadio, trampolim para um mergulho descuidado, os jogos enlameados… Também não aquele que se aspira sofregamente nos precisos instantes em que o rebentamento trovejante da onda embate nos rochedos ou o que se solta da espuma que beija, já repousado, a areia, companheira inseparável de um mar, cujo cheiro a maresia, nos vicia levando-nos a tomá-lo como eterno enamorado…


Ah, a piscina! Houve tempos em que esbracejei nas águas desinfetadas, inspirando aquele cheiro irritante, vingando-me no desafio que a mim me impunha: diminuir o tempo de travessia, aumentando o ritmo da braçada, contando mentalmente o seu número, criando um falso público de aplauso de conveniência.
Bravo, bravo! Bis, bis! Estava num palco de água, atores, figurantes, público, jogavam o perigoso jogo de personagens irreais. Disformes. Os magros pareciam gordos. Os gordos, manchas incaracterísticas. Teatro grego, no seu limite…
E o ritmo aumentava. Batuques sem pessoas e instrumentos. Uma mente apenas alienada.
Cansei-me. Desisti. Deixei as águas saudosas de mentes libertárias.
Um dia talvez volte…

Odete Ferreira --16 -12-2012

12 comentários:

  1. Segui-te e gostei, doce poetisa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decerto, Nina, com este cenário!!!
      Bjo, princesa :)

      Eliminar
  2. Oi? Cansou? Desistiu? Me desculpe Odete, mas não compreendi sua postagem. Fui lendo e até imaginando todo o percurso, mas essas águas saudosas...sei não. Volto depois pra nova leitura.
    Beijuuss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desisti, querida Rê, por falta de tempo...Contudo não acha que essas águas terão ficado saudosas de mim??? :) :) Brincando, claro, e devaneando...

      Bjos na alma (bom carnaval):)

      Eliminar
  3. Valorize cada momento que você tem;
    Ontem é historia,o amanhã um mistério, o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que o estou tentando fazer, (re)lembrando sábios conselhos...

      Bjinho, Fernando :)

      Eliminar
  4. (Terapia assim a solo é uma ralação permanente, dizem...)

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era, era, oops! uma ralação mas também uma relação descontraída!!!

      :) :)

      Eliminar
  5. Sim, eu vi e gostei do que vi!! :) A junção de dois ambientes em que um transporta ao outro em lembranças. Pratico natação todos os dias pela manhã e acho que essa contagem é inerente à todos nós. Um desafio pessoal!!
    Feliz dia!! Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado, não é? Era assim que "aguentava" uma horita de natação por semana!!! Talvez regresse, mas duvido que diariamente!

      Bjuzz, querida Luma :)

      Eliminar
  6. Amiga,

    Gostei muito do itinerário,nadar sobre palavras

    repletas de poesia-alma...

    Beijinho.

    Ps:Fico muito feliz e grata com teus belíssimos

    comentários no meu blog, cheios de luz da tua

    alma poética!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que também gosto muito de prosa? Gosto de a "navegar" sem preocupação do rumo...

      Os comentários? Apenas o que sinto, querida amiga Suzete!

      Bjo no teu coração lindo :)

      Eliminar