quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ad-Oro-te Sol


(Falando de legados…)

O que me leva a sentar-me nesta mesa, ainda que o ângulo de visão seja menor e menos atrativas as coisas que preenchem o seu espaço?
Talvez o exato espaço em que o sol me acaricia as pernas e vela a cabeça protegendo-a do velho ditado “o sol está quente, faz mal à cabeça”. O sol é mestre em medicina, um deus maior, idolatrado ancestralmente.
Por que razão nos bancos da escola não era feito o devido enquadramento da adoração de elementos da natureza? Lembro-me vagamente de apenas ter conhecimento de modos de vida de povos ditos primitivos. E o seu porquê? Desconhecimento? Orientações programáticas? Entendimento de que como vivíamos no século XX não havia necessidade de ir à raiz cultural desses povos? Quão sábias foram as civilizações primórdias! E como o Homem foi progressivamente ignorante, preferindo maravilhar-se com as suas capacidades de descobertas científicas e apuramento tecnológico? Mas foram os sábios de há séculos que nos legaram a matriz do “Homo Sapiens”. Não sou professora de História (nem tão pouco pretendo escrever algo científico). Não obstante sempre me lembro de sentir uma admiração inata por estes povos.
Nas minhas aulas, a principal preocupação é despertar a curiosidade nos alunos; seja qual for a matéria em causa. Aponto algumas ferramentas. Sei que muitos irão buscá-las ao sótão da memória escolar, um dia. E sei que, nesses momentos, estarei na sua memória. É o meu legado!
Odete Ferreira, 02-06-2013

 Adenda: o ano letivo está praticamente terminado. Na semana de 11 a 14 de junho, continuarei com os alunos de 6.º ano, voluntariamente, para sistematizar conteúdos (programa novo e longo), esclarecer dúvidas, em suma, para que cada aluno vá mais confiante para a prova final, vulgo exame. Apesar da imprevisibilidade dos próximos tempos, estou certa que tudo o que trabalhamos em conjunto, foi sempre no sentido de consciencializar para a necessidade de domar a vontade, de privilegiar o ser, de aumentar a resistência à adversidade. Sem estas ferramentas, jamais serão cidadãos com a consciência dos seus direitos e deveres…
Odete Ferreira, 10-06-2013

(Daqui a umas horas os alunos estarão a realizar a prova final de Português. Desejo que recordem as preciosas estratégias que podem fazer a diferença entre níveis. Não conhecem a classificação interna... Há lutas que também podem fazer a diferença…) 

Odete Ferreira, 20-06-2013

8 comentários:

  1. "Nas minhas aulas, a principal preocupação é despertar a curiosidade nos alunos;"

    Não posso estar mais de acordo contigo. Eu sou prof. de História, e além do que disseste, do fascínio que uma aula de História pode ter (como outras), é fundamental dotar os alunos de ferramentas de aprendizagem que lhes sejam úteis pela vida fora. É o maior legado de um professor a um aluno.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, JP...Estamos em sintonia. Aliás nunca percebi como é que muitos alunos não gostam de História...

      Bjo :)

      Eliminar
  2. O sol ditou muitas opções durante séculos ou milébios. Em 100 anos, demos cabo de muito do saber acumulado.
    As casas solarengas, por exemplo, quase não se construiram a partir dos anos 50/60.
    Enfim, não sei bem por que aconteceu... mas as razões devem ter sido inúmeras.
    Escola: um dos melhores professores que eu tive, na faculdade, não sabia nada da matéria. Despertou-nos a curiosidade para descobrirmos as coisas com ele, que também aprendeu muito da cadeira...
    Odete, minha amiga, tem um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, amigo Nilson, por me teres deixado alguns dados que desconhecia, o que só vem acrescentar o que vou intuindo pela observação do que me rodeia...

      O que deixa (ou deixou) de ser feito tem, a meu ver, com interesses, empresariais quase sempre...

      Os professores podem, de facto, fazer toda a diferença junto dos seus alunos.

      Bjo, Nilson :)

      Eliminar
  3. Belo post...Espectacular.....
    Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens mal sucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de génios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, onipotentes. O slogan "não desista" já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana.
    ~Calvin Coolidge

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata mesmo por me deixar esta citação. Abraço-a porque me identifico completamente...

      Bjo, Fernando :)

      Eliminar
  4. O sol é uma grande fonte de luz maior

    preciso dos meus dias solares

    aquecendo a minha alma...

    Privilégio dos teus alunos terem uma mestra solar,guiando e registrado em

    memória-viva!

    Beijinho,querida Odete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Suzete, que acrescentar?

      Sim, somos privilegiados, eles e eu...

      Apesar de um ano difícil, as saudades fazem-se presentes!

      Bjos, amiga :)

      Eliminar