segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O riso que me atoleima

 Obra de Richard S. Johnson

Encontro-me no desalinhamento do traçado preciso,
feito no útero da minha mãe.
Nunca soube orar-te como devia,
mãe, até ao momento em que,
pelo riso que me atoleima
toquei milagres de vida.

E não sei dizer de outro modo,
nem me seduzem metáforas
ou o manejo de poéticas palavras.
Basta-me este encontro de risos,
este enlevo de monte a beijar o azul,
esta leveza de asas seguindo voos puros,
este ser que me ri e fala
com olhar de promessas.

Quando me dizem que passei e não vi,
sei que foi no traçado preciso que me perdi.

De repente, todos os risos me são líquidos.
Com brechas para vales uterinos.


OF (Odete Ferreira) – 18-01-17

(Relativamente à última partilha, o poema "Insigne momento", de 13 de janeiro: reitero o meu agradecimento a quem celebrou comigo este momento; tentei, o mais possível, colocar em palavras o que senti no momento em que vi e tive o Ivo nos braços.)

15 comentários:

  1. Um lindíssimo poema para um momento único. Mais tarde, quando o Ivo entender, vai decerto orgulhar-se da sua avó.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. gosto muito deste poema
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Minha querida amiga,

    Li este teu poema de uma beleza única, com a emoção de ser tocada
    pela grandiosidade do teu sentir, inscrito em palavras que fluem,
    transportando o significado maior do amor:
    "De repente, todos os risos me são líquidos.
    Com brechas para vales uterinos."
    Este poema é tão especial, se registra como obra de arte
    sobre o nascimento do teu neto (Ivo).
    Para mim, o mais belo poema de amor expressado na poesia
    na condição preciosa de Ser avó, com a tua excelência poética e este teu sentir grandioso de amorosidade, o poema nasce na inspiração rara de beleza
    a alcança um patamar expressivo ímpar de sublimidade.
    Uma semana inspiradora e repleta de "risos líquidos"!...rss
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. "Basta-me este encontro de risos,
    este enlevo de monte a beijar o azul,
    esta leveza de asas seguindo voos puros,
    este ser que me ri e fala
    com olhar de promessas."
    O milagre da vida sobressaltou todas as palavras que tinhas no coração, Odete. Sinto-as impregnadas de fascínio e transpões para dentro delas um tempo mítico como uma viagem inscrita no útero materno...
    Maravilhoso!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. um grande, enorme, estridente e "atoleimado" sorriso
    aqui te deixo, minha Amiga.

    o poema? "Basta-me este encontro de risos"

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Palavras que nos transportam
    para lá dos azuis
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Belissimo este teu texto, minha amiga, e tocante também.

    Que haja sempre encontro de sorrisos ( e beijos9.

    Abraço carinhoso para vós

    ResponderEliminar
  8. E imagino a emoção...Como aconteceu comigo, pela 1ª vez... Mas da 2ª e 3ª não foi diferente acredite!O outro é muito bonito, mas este não fica nada atrás. Encontro, sempre uma mistura de emoções, em tudo o que a Odete pública...Mais uma vez parabéns. Beijinho e um especial para o Ivo.Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Belas palavras, mas o leque... Ah! o leque... me desperta a alma cigana e a dança. Bjs

    ResponderEliminar
  10. "O riso que me atoleima" :)
    É verdade, há momentos na vida que, de tão felizes, nos sentimos conscientemente atoleimados. E, então, é uma desgarrada de risos em que uns e outros, todos os intervenientes, se congregam para viver intensamente e serem testemunhas do caminho que o traçado original levou e que veio dar à foz. E o resultado neste caso? A chegada de um menino lindíssimo!

    Adorei este teu poema que diz tudo e que ao mesmo tempo deixa promessas no ar.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Escrever em cima das emoções é que nascem os mais belos poemas, nascem do fundo da alma, sem rodeios, apenas deixar que as emoções tracem seu caminho.
    E você fez isso tão bonito...
    Beijo, amiga querida.

    ResponderEliminar
  12. Odete ,
    Não me canso de lhe dizer que tudo que escreve nos emociona .
    Sua delicadeza no trato das palavras vem de encontro com o sentir
    de toda gente .
    Obrigada .
    Beijos , amiga .

    ResponderEliminar
  13. Há poemas que são verdadeiras obras de arte...pela capacidade que têm de se nos colarem ao peito.
    Muito belo Odete! O seu neto um dia, irá sentir muito orgulho de uma avó que sentiu assim a sua chegada...

    Beijinho afectuoso

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, após varias tentativas anteriores não consegui entrar nesta sua pagina, tinha sempre a indicação que a mesma tinha sido removida, bem...agora que consegui aqui chegar (até parece uma canção de de José Mário Branco) adorei ler o que muito bem escreveu num café da sua cidade, escreveu com sentimento forte e lindo, seu netinho vai ter um enorme orgulho da avó culta e poeta, ai vai....vai.
    AG

    ResponderEliminar
  15. Sentires amorosos de deslumbramento e comoção descritos
    num texto agradavelmente intimista e sublime...
    Um poema magnífico!
    Beijinhos, estimada Odete.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar